Final ECOS.png

WORLD CAFÉ

O World Café (ou Café Mundial) é um método de diálogo criado por Juanita Brown e David Isaacs, na década de 90, nos Estados Unidos. O nome café faz alusão a um convite para que as pessoas conversem de maneira informal e descontraída, como se estivessem em uma mesa de um restaurante.

 

Durante a dinâmica, os e as participantes vão trocando de mesas e formando redes de interação em escalas cada vez maiores. Com isso, ao mesmo tempo em que se cria um ambiente de intimidade, o engajamento cresce em todo o grupo.

 

As pessoas que contribuíram com o World Café do projeto Basta! foram selecionadas pela capacidade em contribuir com respostas pertinentes ao estigma e a discriminação e ao enfrentamento das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais entre jovens, em especial aqueles das comunidades mais afetadas pelo HIV/Aids.

 

Os debates aconteceram em grupos de até 15 pessoas por conversação temática, sendo que em cada grupo alguém mediava e assumia o papel de conectar perspectivas diferenciadas, de modo a manter a rede de diálogo viva, pulsante e ativa, garantindo conexões entre as ideias apresentadas.

 

Na última rodada, as pessoas voltavam a suas mesas de início para sintetizar as descobertas e compartilhar suas descobertas para a assembleia, evidenciando o conhecimento coletivo e o surgimento de possibilidades de ações conjuntas.

 

Para garantir que as questões debatidas tivessem relevância, profundidade e capacidade de produzir resultados, descobertas e soluções eficazes no campo da prevenção combinada voltada para jovens, as questões disparadoras, definidas pelo Grupo Consultivo, foram divididas em três eixos:

 

1. Juventudes e sexualidade: o que precisamos compreender da sexualidade das juventudes atuais para aprimorar a prevenção? 

 

2.Prevenção Combinada: quais atuais desafios e oportunidades para os jovens, especialmente aqueles que são priorizadas neste projeto?

 

3. Comunicação: como levar a prevenção combinada para adolescentes e jovens, em especial jovens gays e trans?