ECOS 30 ANOS

ecos-logo.png

A ECOS foi fundada em 1990 por um grupo de jovens ativistas e profissionais de diferentes áreas de atuação, que lutaram contra a ditadura em prol da democracia, dos direitos humanos e da saúde coletiva. Sylvia Cavasin, Vera Simonetti e Osmar de Paula Leite fundaram a organização com o objetivo principal de informar e educar diversos nichos da sociedade sobre os direitos sexuais e reprodutivos, principalmente das mulheres, jovens e comunidade LGBTQI+, uma vez que essas questões eram pouco discutidas naquela época, apesar da importância do tema.

Dentre tudo o que já foi realizado em 30 anos de atuação, destacamos o desenvolvimento e participação em redes de incidência política, comissões, comitês gestores e conselhos consultivos; formação de Grupos de Estudos e de Grupos de Trabalho; desenvolvimento de projetos, pesquisas e diagnósticos nas áreas de sexualidade, direitos reprodutivos e direitos humanos; realização e participação de conferências temáticas para produção e disseminação do conhecimento; elaboração de diversos guias, livros, manuais, boletins e dossiê para educadores e jovens sobre educação e saúde sexual; produções de jogos e materiais educativos; produções de materiais audiovisuais; produção de cursos e formações, com metodologias reflexivas e participativas; intervenções culturais para sensibilização e educação; programas em rádio comunitária; produção de fanzines/lambes; e capacitação e fortalecimento institucional a outras Organizações da Sociedade Civil.

 

Através dessas ações, a ECOS conseguiu atingir públicos bastante vulneráveis, mas também atingiu professores, educadores, e diversos profissionais que atuam com o público alvo da organização. Dessa forma, estima-se que mais de 50 mil pessoas foram impactadas diretamente pela ECOS ao longo desses 30 anos de história, sendo elas de regiões urbanas centrais e periféricas, mas também do campo e floresta. Todas as ações da ECOS sempre tiveram participação ativa no reconhecimento e legitimidade das pautas dos direitos humanos, norteadas pela legislação nacional, pelas resoluções das convenções e conferências internacionais das quais o Brasil é signatário, pelos Fóruns Sociais Mundiais e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Nesses 30 anos de história, a ECOS vem atuando em consonância com os direitos humanos, para uma sociedade justa, democrática, inclusiva e com equidade realizando diversas ações de abrangência nacional. Atualmente, a organização tem fortalecido sua atuação junto ao público jovem apostando em metodologias inovadoras participativas e de co-construção do saber, que atuem efetivamente nas reais necessidades de grupos sociais desfavorecidos. Nosso trabalho é oferecer instrumentos para que todas as pessoas com quem atuamos sejam capazes de obter e produzir respostas e conteúdos de comunicação para suas necessidades individuais e comunitárias de forma autônoma e sustentável

 
Icon - LogoEcos.png
  • Instagram ECOS
  • Facebook - ECOS
  • Vimeo - ECOS
  • YouTube - ECOS

Buscar na página

Dev by Aoshi Kearun