Final ECOS.png

SOBRE O projeto

O Projeto "Basta de Estigma e discriminação. A Prevenção Combinada, tem que ser combinada com os Jovens” foi realizado no de 2019 pela Ecos. Seu objetivo era debater diferentes aspectos relacionados à prevenção combinada visando identificar canais de comunicação com grupos de jovens que dificilmente são acessados pelas estratégias convencionais de prevenção.

 

Foram realizados 3 seminários nas cidades de Brasília, Belém e Salvador (contemplando representações das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Cada um dos seminários reuniu dezenas de especialistas e cerca de 30 jovens que participaram de exposições dialogadas, rodadas de debates e oficinas de comunicação em saúde.

As exposições dialogadas reuniram especialistas no intuito de fomentar a troca de saberes, a produção de informação e a formação em Prevenção Combinada. A ideia era também identificar estratégias inovadoras de prevenção voltadas a jovens, em especial jovens gays, HSH, travestis e transexuais, e as estratégias de comunicação em redes sociais.

 

As oficinas foram realizadas a partir de dinâmicas democráticas, participativas e reflexiva, tomando como fundamento do processo pedagógico a relação teoria-prática, sem enaltecer a figura do educador como única detentora dos conhecimentos. Ao final, esses momentos constituíram-se em espaços de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade e de confronto e troca de experiências, oferecendo condições para que as experiências de produção fossem apresentadas de imediato pelos jovens.

 

Quanto ao World Café, essa metodologia é um processo criativo que visa gerar e fomentar diálogos entre os indivíduos e, a partir daí, criar uma rede viva de diálogo colaborativo. Ele acessa e aproveita a inteligência coletiva para responder questões de relevância para organizações e comunidades.